sábado, 29 de outubro de 2011

Porque sou anti-vegetariano (parte II)









Debater sobre vegetarianismo é relativamente fácil, na medida em que é possível avaliar a validade dos argumentos, sua racionalidade, sua lógica pura e simples; ao contrário de um debate político, religioso ou filosófico onde questões de ordem doutrinária, dogmática ou pessoais sobrepesam mais até que a própria racionalidade. Tenho percebido ao longo de algumas conversas, que o vegetarianismo abarca um pouco dessas filigranas dogmáticas, o vegetarianismo antes de tudo é um estilo de vida, uma espécie de doutrina com toda uma abordagem filosófica, não se trata apenas de comer ou não comer, tem muito mais coisas por trás disso, chega a ser um modelo comportamental. O que é natural e compreensível, até por conta de sua origem religiosa (filosofia indiana).
Quando me proponho a debater sobre o tema, não estou interessado nessas questões dogmáticas de uma suposta pureza do corpo, de uma maior espiritualização, de aumentar meu vínculo com a unidade cósmica ou qualquer outra coisa do gênero que alguns vegetarianos gostam de argumentar, eu gosto do debate didático, puro, racional, gosto de tese, antítese e síntese, sou cartesiano até a medula.
É preciso esclarecer que quando me refiro ao vegetariano estou me referindo àqueles vegetarianos estritos, porque muitos se denominam assim, mas ingerem carne branca, ovos, derivados de leite. Meus argumentos aqui são direcionados aos “verdadeiros vegetarianos” os estritos que não ingerem absolutamente nada de origem animal. Hoje vamos nos ater exclusivamente nos aspectos nutricionais:

CÁLCIO – É absolutamente impossível consumir a quantidade diária recomendada de cálcio sem ingerir leite e derivados.

FERRO – O ferro de fontes vegetais é absorvido menos facilmente que o ferro de fonte animal, somado a isso ainda temos o agravante de que a maioria dos vegetais tem que passar por cocção prévia, diminuindo ainda mais sua fonte de ferro.
VITAMINA B12 (cobalamina) previne problemas cardíacos, função indispensável na formação do sangue (células vermelhas), necessária para a boa manutenção do sistema nervoso e essencial para o metabolismo dos aminoácidos e ácidos nucléicos, sua ausência ou ingestão deficitária causa anemia. A vitamina B12 simplesmente não existe em fontes vegetais. NENHUM VEGETAL OU PLANTA SINTETIZA A VITAMINA B12.
Em contrapartida Os produtos de origem animal apresentam todas as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e as hidrossolúveis do complexo B. O mérito da carne bovina, como fonte de vitaminas, é a alta concentração e disponibilidade de vitaminas do complexo B, em especial a B12. A deficiência dessa vitamina na dieta apresenta como primeiros sintomas mudanças no sistema nervoso (dificuldade de locomoção e expressão) que, se não socorridas a tempo, podem resultar em deterioração mental e paralisia. O teor de vitamina B12 na carne bovina é o mais elevado de todas as carnes, ao redor de 2,8 microgramas/100 gramas. São necessárias 8,4 porções (100 gramas) de carne branca de aves ou 5,1 porções (100 gramas) de lombo suíno para proporcionar a mesma quantidade de vitamina B12 disponível em uma porção (100 gramas) de carne bovina. Então se um vegetariano necessita de suplementos vitamínicos para obter os nutrientes necessários a manutenção da sua saúde, é claro que essa alimentação não está correta sob o ponto de vista nutricional. Se eu sou vegetariano e tenho que ir a farmácia comprar vitamina B12 para suplementar eu estou me alimentando errado. A alimentação onívora é a única que contempla as necessidades alimentares do ser humano, a carne, seja de qual fonte for, só é nociva em duas circunstâncias: ou quando há ingestão abusiva, ou quando a carne está contaminada com substâncias estranhas tais como hormônios ou outro tipo de contaminação, no mais, não se pode atribuir a ingestão moderada de carne nenhum tipo de malefício a saúde e as que são feitas, não têm amparo científico.

PS: A primeira postagem sobre o tema se encontra no seguinte link:
http://alinguatasolta.blogspot.com/2011/09/porque-sou-anti-vegetariano.html

5 comentários:

roboson gomes disse...

meus parabens pelo blog,muito bme elaborado

Anônimo disse...

Em primeiro lugar..existem sim ovolactovegetarianos e lactovegetarianos, mas não existe nenhum tipo de vegetariano que consome peixe, isso é ignorância não só de pessoas que seguem tal dieta mas de muitos outros. Agora falando sobre a questão nutricional, vc resolveu falar do calcio, ferro e B12. Muito bem, pois são pontos que valem ser discutidos, mas pra vc querer debater tal tema precisa primeiro estudar melhor pra isso, já que para o cálcio a unica coisa que vc diz é que é "absolutamente impossível consumir a ingestão diária"...fontes?? Em que vc se baseia pra afirmar isso? Já adianto q resposta pq sei que vc pouco pesquisou sobre o assunto pois se tivesse feito não afirmaria isso...texto sem validade nenhuma sobre o cálcio. Já o ferro...a carne contém ferro heme enquanto os vegetais possuem não heme. Vou te fazer um favor e complementar a informação, o q até vai contar como um ponto a favor pra vc. O ferro heme possui uma absorção de no máximo 32% pelo organismo enquanto o não heme tem absorção de 2 a 5%, isso acontece pq o heme possui algo como uma camada protetora que impede que ele seja "detonado" na digestão e o não heme não possui tal proteção. Mas...o ferro de origem vegetal é melhor absorvido pelo organismo se vc não consome chá ou café o que atrapalha a absorção deste assim como o consumo de ácido ascórbico (vitamina c, presente na beterraba, laranja, abacaxi)e ácidos orgânicos, melhoram a absorção do ferro aumentando pra 20% e exitem estudos que comprovam que a absorção do não heme se torna mt baixa devido a presença do ferro heme...quando o estoque de ferro está baixo o organismo aumenta a capacidade de absorção do ferro não heme pelo organismo...isso é facilmente comprovado pelo fato de de a incidência de anemia é menor entre vegetarianos do que entre oníviros...dá uma pesquisada melhor...Já o B12, que foi a unica coisa sobre a a qual vc realmente escreveu e isso se deve ao fato de que é a unica substância não encontrada em vegetais. A verdade é que hj nenhum vegetariano precisa de b12 de farmácia já que a maioria das bebidas de soja são fortificadas com B12 e cálcio assim como os cereais, 42% da necessidade diária de B12 em um copo pra uma dieta de 2000kcal...em 3 copos vc absorve o cálcio e a b12 necessária, q é a mesma quantidade de leite necessária numa dieta onívora. Aliás, o leite não é algo que faz bem nem pra quem tem dieta onívora (falo de adultos).

Ana Luísa Lizidatti disse...

ótima explicaçao acima sobre o ferro h/nao-h... pena que está anonima... estude um pouquinho tá, sr "carnívoro superior" dono do blog...
o seu post tá muito bem escrito, parece o GERADOR DE LERO LERO... LINDO, mas VAZIO...
pode (e com ctz vai) convencer mentes fracas e procurando uma desculpa pra não olhar para a verdade e ter que mexer na sua comodidade...
Fato é que a maioria dos vegetarianos se baseiam em ética, justiça e ciencia e nao em religião...
Arrume um lero lero melhor!
beijocas vegetarianas!

Vinícius Martins disse...

Cara Ana Luísa;

Expus minha opinião sem nenhuma intenção de angariar seguidores ou fazer proselitismo. Obrigado por dizer que o post estava LINDO! rsrs
Pena que não te convenceu! Mas a intenção não é essa, a intensão é debater, não sou dono de nenhuma verdade, por hora é o que eu penso sobre o vegetarianismo!
abraços

Anônimo disse...

Se somos onívoros por algum motivo é. Significa que o nosso corpo necessita de uma série de nutrientes encontrados nas mais variadas fontes. Claro que é possível ter uma alimentação vegetariana saudável (com o B12 e cálcio das bebidas de soja, etc) mas é uma alimentação "forçada" já que contém tantas restrições, como se estivessemos numa constante dieta. Eu duvido sériamente que alguem se sinta realmente bem, ao "ter" de abdicar de tanta coisa, ao estar numa constante dieta a evitar isto e aquilo.. deve ser frustrante e cansativo. É anti-natura, é um esforço. E comer deve ser uma experiencia gratificante, natural e "menos intelectualizada", na minha opinião. Conheço algumas vegetarianas e posso dizer, que passado 1 ano tinham uma cor diferente, uma pele pálida/amarelada, olheiras acentuadas.. Embora digam que estão mais saudáveis que nunca (tretas, desculpem lá) eu noto um ar débil nas pessoas que deixam de comer carne. Sinceramente, isso para mim são "manias" (julgam-se criaturas de intelecto superior, menos "animalescas") ou fruto de uma grande ingenuidade, pensando que estão a salvar animais ou a equilibrar o ecossistema... A Natureza não está à espera que nós abdiquemos da nossa parte de carne, por entre 1,250,000 espécies carnívoras existentes no planeta. Sou a favor sim senhora de termos melhores condições para os animais, para que tenham vida e morte dignas, a partir daí eu como boi e o porco, tal como o leão ou o tigre me comiam a mim se me apanhassem.